Museu

           A Casa de Memória Edmundo Cardoso é composta por um museu que tem como identidade central a História de Edmundo Cardoso e a História da cidade de Santa Maria e região. O museu, que encontra-se em processo de organização, pode ser classificado como museu-casa e está constituído de uma pinacoteca, objetos museológicos (variados e de diferentes tipologias), reserva técnica e laboratório de higienização. Contém obras de arte, pinturas e mobiliário que ficam em exposição de longa duração na sala de estar, sala de jantar, corredor, biblioteca e nas antigas dependências íntimas de Edmundo Cardoso, como o dormitório. O acervo museológico inclui objetos reunidos pelo próprio patrono ao longo de sua vida e doações da família de Edmundo e da comunidade santamariense em geral.
           O Museu da Casa de Memória Edmundo Cardoso encontra-se dividido em quatro coleções:

Coleção Edmundo Cardoso

           Fazem parte dessa coleção objetos pessoais que pertenceram a Edmundo Cardoso. Objetos de comunicação escrita como; tinteiros, mata-borrão, carimbos, canetas tinteiros, perfuradores de papel e máquinas de escrever. Peças de indumentárias como gravatas, sapatos e chapéus. Em artigos de toaletes e adornos, encontram-se vidros de perfumes, relógios e diferentes modelos de óculos.

Escritório

Jogo de escrita completo.
Tipologia: prata trabalhada e vidro.
Material de escritório de Edmundo Cardoso, década de 1950.

Escritório

Mata-borrão, suporte de madeira e papel específico utilizado na absorção do excesso de tinta das canetas de pena e tinteiros. Muito utilizado até os anos de 1960. Material de escritório de Edmundo Cardoso.

Infância

Sapatinho de bebê que pertenceu a Edmundo Cardoso. Ano 1917.



Coleção Família Cardoso

           Os objetos museológicos que compõem essa coleção pertencem aos membros da família de Edmundo Cardoso e está constituída por utensílios de cozinha/mesa (pratarias e louças). Vestuários, bijuterias, mobiliários, equipamentos de serviços domésticos e trabalho, objetos de comunicação sonora (toca-discos e toca-fitas), entre outros. Parte desses objetos encontram-se acondicionados na reserva técnica do Museu.

Uso pessoal

Pegador para saladas em metal decorado com desenhos de cachos de uva. Pertenceu a Edna Mey Cardoso, década de 1940.

Uso pessoal

Jogo de colheres de café, em prata trabalhada marca Wolff. Pertenceu a Edna Mey Cardoso, presente de casamento, ano 1943.

Uso pessoal

Conjunto de toucador completo.
Tipologia: plástico e metal.
Pertenceu a Therezinha de Jesus Pires Santos, década de 1950.



Coleção Escola de Theatro Leopoldo Fróes

           São objetos que compuseram cenários artísticos das peças de teatro promovidas pela escola de teatro e também medalhas e placas comemorativas destinadas a mesma e a seu corpo de atores.

Objetos cenográficos

Conjunto de ânfora e taças de cerâmica. Objetos cenográficos da peça de teatro "A Raposa e as Uvas", década de 1950.

Premiações

Taças de premiação à Escola de Theatro Leopoldo Fróes de melhor espetáculo no festival "FRAI", ano 1962 e Festival de Expansão do Teatro Infantil, ano 1972.

Homenagem

Placa em homenagem à atriz Dima Medeiros da Escola de Theatro Leopoldo Fróes, ano 1973.



Coleção Santa Maria no Passado

           Conta com objetos variados, que ajudam a ilustrar um pouco mais sobre a História da cidade de Santa Maria. A exemplo, objetos que pertenceram à antiga estação ferroviária de Santa Maria, como pratarias, lanterna de guarda-freio e telefones antigos de parede, acervo este que pode ser encontrado e apreciado em visitas mediadas promovidas pela equipe da Casa de Memória Edmundo Cardoso.

Viação Férrea

Conjunto de 8 peças em prata de utensílios de cozinha utilizado em restaurante da Viação Férrea de Santa Maria, século XX. Possui as iniciais "VF" gravadas em todas as peças.

Viação Férrea

Lanterna que pertenceu a antiga Estação de Santa Maria, século XX.

Viação Férrea

Prato de porcelana, utensílio de cozinha que pertenceu à Viação Férrea de Santa Maria, século XX. Possui as iniciais "VF" gravadas em azul na parte superior..


Desenvolvido por Gilberto Molina e João Teixeira - 2020.